A Santa Casa da Misericórdia de Viseu realizou na tarde deste sábado, 14 de dezembro, a inauguração oficial do Lar Residência Professor José Ceia, uma estrutura que está em funcionamento desde maio de 2021. Localizado no espaço da antiga maternidade da cidade, perto do edifício do antigo Hospital de Viseu, o lar tem capacidade para acolher 54 utentes.
Construído como resposta social destinada a pessoas idosas, o lar representa, segundo comunicado da Misericórdia de Viseu, “uma resposta social dedicada ao acolhimento e cuidado de pessoas idosas, reafirmando o compromisso da Santa Casa em promover o bem-estar e a qualidade de vida na região de Viseu”. A instituição destaca que a estrutura foi concebida para oferecer um “ambiente de conforto, dignidade e apoio especializado” aos residentes.
A cerimónia contou com a presença de representantes de instituições locais, entidades governamentais e outros convidados, incluindo momentos culturais de cariz natalício protagonizados por crianças e utentes idosos.
O bispo de Viseu sublinhou a importância do gesto de generosidade que possibilitou o projeto: “O dar é sempre um gesto belo e neste tempo de Natal tem um duplo significado. Ajudamos aqueles que precisam e, ao mesmo tempo, abrimos o coração para aquele que se deu todo a nós. Há mais alegria em dar do que em receber. Agradecemos a quem também tornou possível esta residência e que Deus também conforte na sua vida e o ajude ao longo dos anos”.
Durante a cerimónia foi homenageado o principal doador da estrutura – que não pôde estar presente mas o irmão, Joaquim Ceia, foi em representação – por todos e pela responsável pela instituição, Rita Almeida, a destacar o impacto do projeto: “Hoje é um dia de grande significado para todos nós. Um dia em que celebramos a concretização de um projeto que tem transformado vidas oferecendo acolhimento, conforto e dignidade àqueles que mais merecem o nosso cuidado e respeito, os nossos utentes”.
Rita Almeida dirigiu ainda palavras de apreço aos profissionais da instituição, e afirmou que o papel dos mesmos é crucial: “São vocês que dão vida a este espaço pela vossa dedicação, carinho e humanidade. Resta-me desejar que esta estrutura seja um símbolo de esperança e de união. Que esta casa continue a ser, por muitos anos, um lugar de conforto, afeto e felicidade para todos aqueles que ela acolhe”.
A Santa Casa da Misericórdia de Viseu destacou ainda que a nova mesa administrativa da instituição entrará em funções no próximo mês de janeiro.