A 5.ª Força Nacional Destacada para a Roménia, que fez o aprontamento no Regimento de Infantaria 14 em Viseu, regressou agora a Portugal e fará esta quinta-feira (19 de dezembro) a cerimónia de entrega do estandarte nacional no quartel do RI14.
O aprontamento arrancou em novembro do ano passado e culminou com o envio das tropas para a Roménia em maio deste ano. A força, constituída por 200 militares, voltou a Portugal na passada sexta-feira (13 de dezembro).
Ao todo, segundo o RI14, foram “cerca de sete meses de intensa atividade operacional, contribuindo para a Defesa Coletiva da Aliança Atlântica, no âmbito da Missão de Vigilância do flanco leste da NATO”.
A missão foi justificada pela “eclosão do conflito armado no leste da Europa e subsequente ativação e reformulação dos planos de defesa da Aliança Atlântica”, no contexto da guerra na Ucrânia.
A cerimónia está marcada para as 11h00 desta quinta-feira no quartel do RI14, com a presença do vice-chefe do Estado-Maior do Exército, tenente-general Paulo Pereira.