A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais lançou edital Aldir Blanc para a modalidade de “Publicação de Histórias em Quadrinhos“.
A Lei federal 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia.
Em homenagem ao compositor e escritor Aldir Blanc, que morreu em maio, vítima da Covid-19, o projeto vem para socorrer profissionais e espaços da área que foram obrigados a suspender seus trabalhos durante o período de isolamento social.
Pode inscrever pessoas físicas em nome próprio ou coletivo na áreas de publicação de histórias em quadrinhos, tiras, cartuns ou charges, de obras inéditas ou coletâneas que foram publicadas anteriormente em meio digital.
Fique atento ao prazo curto de inscrição, que vai até o dia 17 de novembro de 2012.
A publicação deve ter pelo menos 36 páginas. Caso o miolo seja 4×4 cores, pelo menos 28 páginas. A tiragem mínima é de 500 exemplares.
Para apresentação, deve enviar a sinopse da história, ter pelo menos duas páginas com arte finalizada e detalhamento do formato da revista.
Estão sendo disponibilizados R$ 450 mil reais, que serão distribuídos para 30 projetos no valor bruto de R$ 15 mil reais para cada um, sujeitos ao recolhimento de imposto. Os aprovados têm 60 dias a contar do depósito do valor para imprimir a revista. Após a execução, mais 30 dias para a entrega do relatório de prestação de contas.
O edital é direcionado aos artistas residentes em Minas Gerais com pelo menos um ano de atuação na área.
Acesse o Edital nº 21/2020 completo em http://secult.mg.gov.br/documentos/editais-lei-aldir-blanc
Resultado Preliminar: (fonte: secult.mg.gov.br)